História

O Centro Social de Gião, nasceu de um sonho muito acarinhado por alguns Gianenses: criar uma associação que colmatasse a ausência de respostas sociais na freguesia para a 1ª infância e idosos.

​Neste sentido, a 1 de março de 1994, a associação foi constituída como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), sem fins lucrativos e de utilidade pública.

​Em 25 de maio de 2006, foi apresentada uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES I) que financiou em 60 % a construção do edifício sede da IPSS.

​Em 28 de janeiro de 2009 foi lançada a primeira pedra pelos membros do conselho de Administração presidido pelo Presidente da Direção Manuel Joaquim Baptista Cardoso, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques e do Presidente do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro.

A inauguração aconteceu a 26 de novembro de 2011, pelo Secretário de Estado da Solidariedade Social, Dr. Marco António Costa, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques.

No início do mês seguinte a instituição abriu as suas portas com as respostas sociais de Creche e Centro de Dia e um ano depois começou a prestar o SAD – Serviço de Apoio Domiciliário.